Nº1 Weight Control in Europe


Alimentos anticancerígenos que não devem faltar na sua dieta

05-05-2016 10:44

 

O Tomate

Rico em licopeno, a substância responsável pela sua cor avermelhada, o tomate tem intenso efeito anticancerígeno, inibindo a proliferação das células cancerígenas.

Estudos mostraram que o consumo frequente de tomate – fresco ou cozido – é um grande aliado sobretudo contra a doença cancerosa da próstata. Isso ocorre porque o licopeno protege as células da próstata contra oxidação e o crescimento anormal -- duas características dos tumores malignos.

 

 O Alho

Estudos científicos mostraram que o consumo de alho pode reduzir o risco de desenvolver alguns tipos tumores malígnos, como o de mama e o gástrico. Seus compostos fitoquímicos são capazes de induzir a morte das células cancerígenas por meio de um processo de apoptose – elas suicidam-se – e, dessa forma, evitam o desenvolvimento de um tumor.

 A Couve

A família das crucíferas (couve-flor, couve-manteiga, brócolis, repolho...) é uma das mais conhecidas pelo seu potencial quimio-preventivo. Diversas pesquisas mostram que esses vegetais podem prevenir contra vários tipos de tumores, como de pulmão, de mama, de bexiga, de próstata e do aparelho digestivo. O fato é que a família das crucíferas tem alta concentração de glucosinalatos, compostos que, ao se romperem, dão lugar sulforafanos,  isotiocianatos e indóis – nutrientes com propriedade protetora enorme contra tumores.

 

Alimentos ricos em Vitamina C

Presente em frutas, como laranja e limão, a vitamina c pode ser usada entre as pessoas que já sofreram da doença e estão seguindo algum tipo de tratamento contra ela. Além disso, estudos indicam que a vitamina C também ajuda na hora da prevenção.

Seu efeito antioxidante bloqueia a ação dos radicais livres, além de inibir a formação de nitrosaminas – substâncias cancerígenas. Esses alimentos podem proteger o organismo contra substâncias potencialmente tóxicas..

 

O Chá verde

A grande quantidade de catequina, um fitonutriente do chá, proporciona grande atividade antioxidante e ativadora do metabolismo. A catequina também apresenta atividade anti-inflamatória e induz a morte de células cancerígenas. O ideal é que seja consumido uma xícara por dia na forma de infusão. Mas atenção: o chá verde é contra-indicado para grávidas e pessoas com problemas de epilepsia, úlcera gastroduodenal, insônia e alterações cardiovasculares graves.

 

A Uva

Para se proteger das agressões externas, as uvas produzem uma substância chamada resveratrol, encontrada em suas sementes e pele. Pesquisas mostram que esse composto tem propriedade anti-mutagênica, por isso previne contra o início do processo canceroso. É por esse motivo que o vinho tinto também se torna um aliado. O consumo, porém, dever ser moderado devido ao álcool. A Organização Mundial da Saúde recomenda não mais do que uma taça (125 ml) para as mulheres e duas para os homens, diariamente.

 

 

 

—————

Voltar